Entretenimento

‘Decisão já era esperada’, diz diretor sobre ausência de ‘Aquarius’ na disputa do Oscar

Após anúncio de que “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro, o diretor de “Aquarius”, Kleber Mendonça Filho, publicou nesta segunda-feira (12) uma mensagem em sua página do Facebook em que diz que é «bem possível que a decisão da comissão esteja em total sintonia com a realidade política do Brasil, ou seja, é coerente e já esperada».

ANÚNCIO

O longa estrelada por Sonia Braga era um dos mais cotados para a a vaga e conta a história da última ocupante de um edifício em Recife, que resiste em vender seu apartamento para um empreendimento imobiliário.

Leia mais:
‘Pequeno Segredo’ supera ‘Aquarius’ e vai representar Brasil no Oscar
‘Protesto tocou em um nervo’, afirma diretor de ‘Aquarius’

Leia a íntegra do texto de Kleber Mendonça Filho:

«Soube aqui no Festival de Toronto da decisão via Ministério da Cultura de não indicar AQUARIUS como candidato brasileiro ao Oscar. Estou numa tarde de entrevistas e já vendo o tipo de reação que tem surgido na imprensa e redes sociais. É bem possível que a decisão da comissão esteja em total sintonia com a realidade política do Brasil, ou seja, é coerente e já esperada. Para além de decisões institucionais via Governo Brasileiro, AQUARIUS tem conquistado internacionalmente um tipo raro de prestígio, e isso inclui distribuição comercial em mais de 60 países enquanto já se aproxima dos 200 mil espectadores nos cinemas brasileiros, com um tipo de impacto popular também raro. Mais ainda, é um filme que já faz parte da cultura e desse tempo, num ano difícil no nosso país. No final das contas, AQUARIUS é um filme sobre o Brasil, que está no filme da maneira mais honesta possível. Talvez seja exatamente esta honestidade que tenha feito de AQUARIUS um filme forte como agente cultural, social e produto da nossa indústria do entretenimento. Sonia está aqui do lado, poderosa como Clara. Ela manda beijos! (Toronto, 12 Setembro 2016)».

Após dez dias em cartaz no Brasil, “Aquarius” já ultrapassou 100 mil espectadores, público considerado muito bom para um filme considerado do “circuito de arte”.

‘Pequeno Segredo’
O filme que vai representar o Brasil narra a história por trás da adoção de Kat, da famosa família Schurmann, conhecida por ter viajado ao redor do planeta em um veleiro. Com Júlia Lemmertz, Marcello Antony e Maria Flor no elenco, o longa estreia no circuito comercial em 10 de novembro.

“Obrigado a todos os que acreditam nesse filme! Meu profundo respeito a todos os maravilhosos filmes inscritos. Tenham certeza que faremos de tudo e não economizaremos energias para representar nosso país na premiação do Oscar 2017. Obrigado, Obrigado obrigado!”, escreveu David Schurmann em seu perfil no Facebook logo após o anúncio.

Tags


Últimas Notícias