Entretenimento

32ª Bienal de São Paulo abre nesta quarta e usa arte para debater incertezas

Com o tema “Incerteza Vida”, a 32ª Bienal de São Paulo abre nesta quarta-feira (7) e fica em cartaz até 11 de dezembro apostando no poder da arte para debater questões profundas, como desastres ecológicos, mudanças climáticas, contrastes culturais, polarizações políticas e migrações em massa.

ANÚNCIO

Contando com 81 artistas e coletivos, sendo a maioria mulheres, a exposição que é referência nas artes plásticas em toda a América Latina apresenta cerca de 340 obras, 70% comissionadas, que abrigam e habitam o que é incerto.

Leia mais:
Mostra ‘O útero do mundo’ abre nesta 2ª no MAM e retrata corpos indomáveis
Vencedor de quatro Eisner Awards, Paul Pope vai participar da CCXP 2016

Recomendado:

“Queríamos falar do impacto global desses assuntos complexos, mas percebemos que, para isso, talvez fosse preciso desvincular a incerteza do medo”, afirmou Jochen Volz, curador da Bienal, durante entrevista coletiva que foi marcada pelo protesto de vários dos artistas contra o governo do presidente Michel Temer.

Organizada em diálogos, a mostra que tem como cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofia Olascoaga (México), foi baseada em um jardim para permitir aos temas e ideias se entrelaçarem livremente em um todo integrado. O objetivo disso é fazer a Bienal mais acessível e atingir  o público, ajudando-o a refletir e pensar criticamente.

“O jardim nos dá essa liberdade para abordar diferentes situações cujos efeitos são compartilhados por todos” explicou a cocuradora Júlia Rebouças. “Um desses temas é Mariana [maior desastre ambiental da mineração brasileira ocorrido em 2015], que foi relembrado em algumas obras, assim como outros casos de mesma ordem que pedem atenção. A arte tem papel fundamental nesse processo”.

 

Serviço:
No Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3; tel.: 5576-7600). De ter., qua., sex., dom. e fer., das 9h às 19h; qui. e sáb., das 9h às 22h. Grátis.Até 11/12. 

Tags


Últimas Notícias