Entretenimento

Grupo celebra dez anos de dramaturgia criada a partir da interação com a plateia

No trabalho do OPOVOEMPÉ, é o público que diz para onde a peça vai. A pesquisa em torno de uma dramaturgia dirigida, mas aberta à interação com a plateia, é o foco de uma retrospectiva que segue até o dia 16/10 no Sesc Belenzinho (r. pe. Adelino, 1.000, tel.: 2076-9700; R$ 20 por peça) repassando os dez anos de atuação do grupo nas ruas e nos teatros de São Paulo.

ANÚNCIO

“Trabalhamos essa relação com o público de uma forma transdisciplinar e pouco usual no teatro, coletando material dele para formar a nossa linguagem”, afirma a diretora Cristiane Zuan Esteves.

Leia também:
Filósofa francesa experimenta vida de operária em monólogo
Vida e obra do mestre do samba Cartola são contadas em musical

Recomendados

“Todo aniversário faz a gente pensar. Olhamos para tudo o que a gente já fez pensando o que significa a participação, hoje, no Brasil”, diz.

Vale ressaltar que, nas obras do OPOVOEMPÉ, a interação não é uma imposição.

“Nossa ideia é propor situações instigantes o suficiente a ponto de o público querer desvendá-las por meio da participação.” A retrospectiva apresenta cinco peças e uma exposição com material coletado em outros trabalhos.

Neste fim de semana, a montagem revisitada é “Na Polônia, Isso É Onde?”, que busca realocar para o Brasil questões do teórico do teatro Tadeusz Kantor (1915-1990). Ela será apresentada hoje e amanhã, às 21h30, e domingo, às 18h30.

Veja a programação completa das peças:

De 22 a 25 de Setembro – W Polsce, Czyli Gdzie? (Na Polônia, Isso É Onde?, 2015)
Quinta a Sábado, 21h30. Domingo 18h30
Se vivesse no Brasil hoje, que obras faria Tadeusz Kantor? A impossibilidade de responder a esta pergunta leva a muitas outras. O que a Polônia de Kantor tem a dizer em relação aos questionamentos que fazemos hoje? E o Brasil, fica onde?

De 29 de Setembro a 01 de Outubro – 9:50 Qualquer Sofá (2007)
Quinta a Sábado, 21h30
A peça é um experimento de narrativa, um  poema teatral  coreográfico, com um olhar divertido sobre os fait divers (aquelas notícias que só são destacadas pelos jornais porque são curiosas, inusitadas) que rompem nosso cotidiano. Neste espetáculo, OPOVOEMPÉ trouxe pela primeira vez a linguagem desenvolvida nas intervenções urbanas, para um espaço fechado.

De 06 a 09 de Outubro – AquiDentro AquiFora (2009)
Quinta a Sábado, 21h30. Domingo, 18h30
A peça nasceu  a partir de uma palestra de Maria Rita Kehl sobre depressões. O projeto traz originalmente dois formatos cênicos distintos e independentes: um percurso-intervenção pelas ruas do centro de São Paulo e um espetáculo em espaço fechado. Em 2010, «AquiDentro AquiFora», foi considerado um dos destaques da última década pela Revista «Cult», pelo crítico Mauro Fernando.

De 1º a 15 de Outubro – O Espelho – Uma Contemplação da Vida e da Finitude (2012)
Sábados, 16h – Grátis
Se o tempo é “o tecido da vida” como escreveu Antonio Cândido, o que estamos tecendo hoje neste mundo que chamamos contemporâneo? O projeto buscou promover reflexões sobre diferentes aspectos da experiência contemporânea do tempo, com três criações independentes: «A Festa», «O Farol» e «O Espelho».

De 13 a 16 de Outubro – Arqueologias do Presente: A Batalha da Maria Antônia (2013)
Quinta a Sábado, 21h30. Domingo, 18h30
Em um salão de jogos, os participantes do público são convidados a compartilhar memórias, negociar significados, realizar acordos e refletir sobre a construção das formas da democracia. O que resta da Ditadura Militar Brasileira na estrutura da sociedade e, sobretudo, no seu imaginário?

Tags

Últimas Notícias