Entretenimento

32ª Bienal de São Paulo abre nesta quarta e usa arte para debater incertezas

Com o tema “Incerteza Vida”, a 32ª Bienal de São Paulo abre nesta quarta-feira (7) e fica em cartaz até 11 de dezembro apostando no poder da arte para debater questões profundas, como desastres ecológicos, mudanças climáticas, contrastes culturais, polarizações políticas e migrações em massa.

ANÚNCIO

Contando com 81 artistas e coletivos, sendo a maioria mulheres, a exposição que é referência nas artes plásticas em toda a América Latina apresenta cerca de 340 obras, 70% comissionadas, que abrigam e habitam o que é incerto.

Leia mais:
Mostra ‘O útero do mundo’ abre nesta 2ª no MAM e retrata corpos indomáveis
Vencedor de quatro Eisner Awards, Paul Pope vai participar da CCXP 2016

Recomendados

“Queríamos falar do impacto global desses assuntos complexos, mas percebemos que, para isso, talvez fosse preciso desvincular a incerteza do medo”, afirmou Jochen Volz, curador da Bienal, durante entrevista coletiva que foi marcada pelo protesto de vários dos artistas contra o governo do presidente Michel Temer.

Organizada em diálogos, a mostra que tem como cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofia Olascoaga (México), foi baseada em um jardim para permitir aos temas e ideias se entrelaçarem livremente em um todo integrado. O objetivo disso é fazer a Bienal mais acessível e atingir  o público, ajudando-o a refletir e pensar criticamente.

“O jardim nos dá essa liberdade para abordar diferentes situações cujos efeitos são compartilhados por todos” explicou a cocuradora Júlia Rebouças. “Um desses temas é Mariana [maior desastre ambiental da mineração brasileira ocorrido em 2015], que foi relembrado em algumas obras, assim como outros casos de mesma ordem que pedem atenção. A arte tem papel fundamental nesse processo”.

 

Serviço:
No Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3; tel.: 5576-7600). De ter., qua., sex., dom. e fer., das 9h às 19h; qui. e sáb., das 9h às 22h. Grátis.Até 11/12. 

Tags

Últimas Notícias