Entretenimento

Bienal do Livro compensa aumento no ingresso com youtubers e mais conforto

Para ter acesso à 24ª Bienal do Livro, que abre nesta sexta-feira (26), o público terá que desembolsar quase o dobro do que em 2014, mas isso não abala o otimismo da organização, que espera ter um público semelhante ao da última edição, em torno de 700 mil visitantes.

ANÚNCIO

Segundo Paulo Otávio de Almeida, da Reed Exhibitions, responsável pela logística da feira, pesquisas internas comprovam um alto percentual de intenção de retorno de quem passeia por lá em busca de descontos em livros ou na ampla programação cultural associada ao evento.

Leia também:
Senhas para autógrafos na Bienal do Livro serão distribuídas pela internet
Beinal do Livro de SP confirma Yeonmi Park, Marian Keyes e Becky Albertalli

Recomendados

Neste ano, para dar mais conforto aos visitantes, os corredores e os auditórios foram ampliados, e as sessões de autógrafo, que provocavam longas filas, tiveram suas senhas distribuídas pela internet.

Para Luiz Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro, a Bienal fomenta a indústria livreira e incentiva o hábito da leitura. Por conta disso, o evento mantém seu foco no público jovem.

Uma ala inteira em homenagem aos 80 anos de Mauricio de Sousa será dedicada às crianças, que poderão criar seus próprios quadrinhos e ver de perto o funcionamento de um estúdio de HQs.

Já o foco em jovens adultos é contemplado na presença massiva de youtubers que acabaram de lançar livros, como Jour Jout e Kéfera, além de autores de bestsellers internacionais, como Marian Keyes (“Melancia”).

“A pesquisa Retratos da Leitura nos mostra que esse público na faixa entre 18 e 24 representava 53% dos nossos leitores em 2011 e esse número pulou para 67% em 2016. Vamos levar autores que eles mesmos nos pedem através das nossas mídias sociais”, diz Torelli.

Serviço:
No Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). Abre sexta (26). Sáb. e dom., das 10h às 22h; de seg. a sex., das 9h às 22h. R$ 25 (de sex. a dom.), R$ 20 (seg. a qui.). Até 4/9.

Destaques da programação:
•    Sábado (27), às 11h.
Mauricio de Sousa confere de perto a área infantil da Bienal, recheada de seus personagens, e conversa com o público sobre sua trajetória.
•    Sábado (27), às 14h.
Os chefs franceses Erick Jacquin (foto) e Emmanuel Bassoleil falam sobre a carreira e sua vida no Brasil no espaço “Cozinhando com Palavras”
•    Sábado (27), às 20h.
Ignácio de Loyola Brandão  comemora seus 80 anos em uma palestra sobre prosa e poesia.
•    Diariamente, até 4/9.
Em parceria com a Câmara Cearense do Livro, um estande será dedicado a apresentações de cordelistas e repentistas e à divulgação dessas linguagens.
•    Domingo (28), às 11h.
Autora de “Melancia”, a irlandesa Marian Keyes vai fazer o público entender nesta palestra porque se tornou bestseller internacional.
•    Terça (30), às 14h.
A youtuber Jout Jout  participa de um debate sobre a voz feminina na internet ao lado do coletivo Capitolinas.

Tags

Últimas Notícias