Entretenimento

Fotografia entra em foco em três exposições simultâneas em São Paulo

Fotografia entra em evidência com abertura de três exposições simultâneas e com diferentes abordagens, tudo na mesma semana, em São Paulo. Confira!

ANÚNCIO

Prêmio Brasil Fotografia
Em sua 14ª edição, a premiação destaca 83 obras de 15 artistas, além de 6 instalações, que se debruçam sobre questões muito presentes nos dias atuais, como cidadania, raça, gênero e urbanismo. A curadoria é de Cildo Oliveira, que pinçou os vencedores entre 1.500 inscritos. Entre os artistas contemplados, estão nomes como o do fotojornalista Evandro Teixeira, autor da foto abaixo, feita durante o Golpe de 1964, além de Edu Simões, Thelma Vilas Boas, Ligia Jardim e Marlos Bakker.
Serviço:
No Espaço Cultural Porto Seguro (al. Barão de Piracicaba, 610, campos elíseos, tel.: 3226-7361). Abre nesta quarta-feira (15). de ter.a sáb., das 10h às 19h; dom., das 10h às 17h. grátis. até 14/8.

Maio Fotografia
A já tradicional mostra do MIS chega atrasada, mas turbinada. Estarão lá obras do britânico Martin Parr, famoso por seus flagras do ambiente urbano para a agência Magnum (abaixo), além de trabalhos do também cineasta Jorge Bodanzky que retratam a Amazônia ao longo de 50 anos. Fotos do acervo do MIS sobre o Vale da Ribeira e a primeira individual de André Conti completam a programação. A abertura, no sábado, terá bate-papo aberto ao público entre os artistas e curadores.
Serviço:
No MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa, tel.: 2117-4777). Abre sábado (18). De ter. a sáb., das 12h às 21h; dom., das 11h às 20h. R$ 6. Até 24/7.

Arquivo Ex-Machina
O recurso do “Ex-Machina” é usado quando roteiristas não sabem resolver conflitos e impõem arbitrariamente soluções para problemas incontornáveis. Essa abordagem é explorada na exposição “Arquivo Ex-Machina – Identidade e Conflito na América Latina”, resultado da investigação de Iatã Cannabrava e Claudi Carreras por coleções particulares e arquivos latinos que trouxe à luz 10 conjuntos e 150 fotos que abordam desde a tirania da Operação Condor, nos anos 1970, a uma eugenia visual latina, por meio da qual se tentou apagar a existência de índios em fotos no início do século.
Serviço:
No Itaú Cultural (av. Paulista, 149, Paraíso, tel.: 2168-1776). Abre nesta quarta-feira (15), às 20h. De ter. a sex., das 9h às 20h; sáb. e dom., das 11h às 20h. Grátis. Até 7/8.

Fórum Latino-Americano
Em paralelo à exposição “Ex-Machina”, o Itaú Cultural hospeda também a quarta edição do fórum, que este ano discute a fotografia como pensamento e o papel da fotografia hoje a partir de workshops, debates e entrevistas abertas com fotógrafos como João Pina e Claudia Jaguaribe, além de uma exposição coletiva.
Serviço:
No Itaú Cultural. De 16 a 19/6. Veja a programação completa aqui.

Tags


Últimas Notícias