O festival de cinema de Cannes está abrindo parcialmente a porta para gigantes da transmissão de vídeo pela Internet neste ano, permitindo que a Amazon estreie na 69a edição do evento, mas deixando a Netflix de fora.
ANÚNCIO
O diretor do festival Thierry Fremaux afirmou nesta quarta, 10, que a presença da Amazon é boa notícia porque o serviço de streaming sob demanda da empresa lança produções nos cinemas antes de serem disponibilizados online.
Leia mais:
Woody Allen abre desfile de ‘monstros sagrados’ no 69º Festival de Cannes
Estrelado por Sonia Braga, filme ‘Aquarius’ disputará Palma de Ouro em Cannes
Recomendados
Qual é a série de TV mais viciante de todos os tempos de acordo com a inteligência artificial?
Internet reage ao anúncio da segunda gravidez de Viih Tube e Eliezer
Quem é MC Maylon? Ex de Anderson Leonardo afirma ter sido barrada de ir ao enterro por família...
A indústria cinematográfica prefere as chamadas «janelas de lançamento», normalmente três meses, quando pode exibir um filme com exclusividade. A Netflix lança seus filmes ao mesmo tempo nos cinemas e online.
«A Amazon é diferente da Netflix. É uma distribuidora e produtora real», disse o diretor à Reuters antes da abertura do festival, na quarta-feira.
«Eles têm Woody Allen, mas também alguns filmes estrangeiros, então é boa notícia porque graças a eles estes filmes serão distribuídos», afirmou.
O festival de Cannes vai ser aberto com a produção «Cafe Society», um dos cinco filmes da Amazon selecionados para o evento. Três deles foram escolhidos para a competição principal.
«A presença da Amazon não é significativa apenas para o festival de Cannes. É significativa para toda a indústria do cinema», disse Fremaux. «É boa notícia. É dinheiro, um novo tipo de dinheiro. Ter a Amazon comprando quatro, cinco filmes é um sinal muito bom de que o cinema está vivo.»
Este ano, Netflix e Amazon tiveram um total combinado de 12 filmes no festival de Sundance e o festival de Veneza exibiu «Beasts of No Nation», da Netflix.