Entretenimento

’13 Reasons Why’: autor explica polêmica cena do suicídio de Hannah Baker

Sensação do momento na Netflix, a série «13 Reasons Why» tem chamado a atenção do mundo inteiro por abordar questões complexas como bullying, estupro e suicídio.

Baseada no livro homônimo escrito por Jay Asher, a trama conta como a adolescente Hannah Baker (Katherine Langford) tira a própria vida e deixa uma caixa para seu colega de classe, Clay Jensen (Dylan Minette), com fitas-cassete gravadas por ela que explicam as treze razões que a levaram a fazer o que fez.

Leia mais:
Protagonistas de ‘13 Reasons Why’ falam sobre bullying e suicídio na série
Selena Gomez faz estreia como produtora com a série ‘13 Reasons Why’

Recomendados

«Quando se trata de uma série de TV, se você for assistir, você quer mostrá-lo tão horrível quanto realmente é», contou Asher em entrevista à revista «Entertainment Weekly». «Da forma como ela [Hannah] faz, portanto, você não consegue assistir, não é glamourizado de maneira alguma. Parece e é doloroso, e quando ela é encontrada por seus pais, isso absolutamente os destrói».

O seriado mostra cenas fortes do momento da morte da personagem, no banheiro de sua casa. O episódio 13, inclusive, traz um aviso para o público: «Contém cenas que alguns espectadores podem achar perturbador e/ ou pode não ser adequado para audiências mais jovens, incluindo representações gráficas de violência e suicídio. O discernimento do espectador é aconselhado».

De acordo com roteirista da trama, Brian Yorkey, o teor pesado foi proposital.

«Nós trabalhamos muito para que não fosse [uma cena] sem fundamentos, mas queríamos que fosse doloroso de assistir. Queríamos que ficasse claro que não há nada, de jeito nenhum, que valha a pena sobre suicídio.»

A cena também foi comentada pela chefe da Associação Americana de Prevenção de Suicído, Christine Moutier, que alertou sobre os riscos que a abordagem da encenação de suicídio na TV pode trazer para o público.

«Se o personagem começar a entender como a saúde mental faz parte da sua saúde, causa efeito positivo de prevenção na comunidade. Enquanto qualquer representação gráfica de alguém se suicidando é uma zona de perigo. É muito importante falar sobre o assunto. Então, não é que todos os retratos são ruins – mas é preciso fazer de forma que traga uma mensagem de esperança, que inspire terceiros a trabalhar em seus problemas», afirmou Moutier.

 

Assista ao trailer de «13 Reasons Why»:

https://www.youtube.com/watch?v=wKfs1nRHAdQ

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos