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Documentários latinos passam a competir no Festival É Tudo Verdade

Em sua 22ª edição, que abre no dia 19, no Rio, e no dia 20, em São Paulo, o Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade vai apresentar 82 títulos de 30 países, sendo 16 estreias mundiais.

A seleção foi revelada nesta terça-feira (4) pelo diretor do evento, Amir Labaki, que destacou a abertura de uma competição de longas latino-americanos, além de uma retrospectiva da obra de Sergio Muniz e outra, em homenagem aos 100 anos da Revolução Russa, destacando marcos da produção soviética – o cartaz do evento apresenta uma foto de Dziga Vertov (1896-1954), um dos pioneiros do documentário.

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Segundo Labaki, os títulos de abertura em cada uma das sedes do festival representam tendências no cinema documental atual: o de filmes com teor familiar e de essência jornalística.

No Rio, o escolhido foi “Eu, Meu Pai e os Cariocas”, de Lúcia Veríssimo. Em São Paulo, será apresentado “Cidades de Fantasmas” (foto), de de Matthew Heineman, que chocou Sundance com um retrato contundente e extremamente triste da guerra civil na Síria a partir da cidade de Raqqa.

Saiba mais sobre o 22º É Tudo Verdade no site do evento.

Conheça os títulos que disputam na competição de longas ou médias brasileiros:

  1. Cidades Fantasmas (Dir.: Tyrell Spencer, Brasil, 2017, 70 min.)
  2. Em um Mundo Interior (Dir.: Flavio Frederico e Mariana Pamplona, Brasil, 2017, 75 min.)
  3. Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos (Dir.: Francisco C. Martins, Brasil, 2017, 80 min.)
  4. Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas (Dir.: Sandra Werneck, Brasil, 2017, 71 min.)
  5. Quem é Primavera das Neves (Dir.: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, Brasil, 2017, 75 min.)
  6. A Terceira Margem (Dir.: Fabian Remy, Brasil, 2016, 56 min.)
  7. Tudo É Irrelevante. Helio Jaguaribe (Dir.: Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan, Brasil, 2017, 83 min.)

Conheça os títulos que disputam na competição de longas latinos:

  1. Atentamente (Dir.: Camila Rodríguez Triana, Colômbia, 2016, 80 min.)
  2. O Esquecimento (Im)possível (Dir.: Andrés Habegger, Argentina/ Brasil/ México, 2016, 86 min.)
  3. Rito de Passagem (Dir.: Maite Alberdi, Chile, 2016, 83 min.)
  4. Ruínas Seu Reino (Dir.: Pablo Escoto, México, 2016, 65 min.)

Conheça os títulos que disputam na competição de longas internacionais:

  1. Abacus: Pequeno o Bastante para Condenar (Dir.: Steve James, EUA, 2016, 88 min.)
  2. Comunhão (Dir.: Anna Zamecka, Polônia, 2016, 72 min.)
  3. A Copa dos Trabalhadores (Dir.: Adam Sobel, Reino Unido, 2017, 89 min.)
  4. Luz Obscura (Dir.: Susana de Sousa Dias, Portugal, 2017, 77 min.)
  5. No Exílio: Um Filme de Família (Dir.: Juan Francisco Urrusti, México, 2016, 124 min.) – première internacional
  6. No Tempo que Chegará (Dir.: Tan Pin Pin, Singapura, 2017, 62 min.)
  7. A Prisão em 12 Paisagens (Dir.: Brett Story, Canadá/EUA, 2016, 87 min.)
  8. Paris é uma Festa – Um Filme em 18 Ondas (Dir.: Sylvain George, França, 2017, 96 min.)
  9. Perón, Meu Pai e Eu (Dir.: Blas Eloy Martínez, Argentina, 2017, 80 min.) – première mundial
  10. Relações Próximas (Dir.: Vitaly Mansky, Letônia/Alemanha/Estônia/Ucrânia, 2016, 112 min.)
  11. O Show da Guerra (Dir.: Andreas Dalsgaard e Obaidah Zytoon, Dinamarca/Noruega/ Síria, 2016, 100 min.)
  12. Uma Vida Alemã (Dir.: Christian Krones, Olaf Muller, Roland Schrotthofer e Florian Weigensamer, Áustria, 2016, 113 min.)
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