Entretenimento

‘Contos de fadas não são só para crianças’, diz Emma Watson sobre ‘A Bela e a Fera’

Atriz e ativista britânica de 26 anos, Emma Watson aceitou o papel de Bela no live-action “A Bela e a Fera”, da Disney, que estreia nesta quinta-feira (16), para nos lembrar que a felicidade só vem quando aceitamos nossos lados bons e maus.

Ela falou com o Metro Jornal sobre sua personagem, uma mulher forte que acredita em sua opinião e no amor, acima de tudo. Confira entrevista.

Leia mais:
Grupo religioso boicota Disney por causa de personagem gay em ‘A Bela e a Fera’
Veja o clipe da música-tema de A Bela e a Fera

Recomendados

O que a fez voltar para um filme infantil?
Não acho que os contos de fadas são apenas para crianças; acho que os adultos precisam dessas histórias também. Há uma razão pela qual elas tem sido contadas por séculos e é porque esse tema é universal. Na verdade, isso significou muitos desafios em vários aspectos. Eu nunca tinha cantado em um filme, nem montado um cavalo. Houve tanto aprendizado que não senti que foi um retrocesso, mas uma extensão do que já fiz.

Parece que seus momentos de grande felicidade são mais fortes quando defende seus ideais do que os de fama e fortuna…
Eu acho que sim. O ser humano é realmente mais feliz quando percebe que estamos todos interligados e que quanto mais felizes somos como um grupo, mais seremos como indivíduo. Então, acho que definitivamente ter um propósito que se relaciona com o bem comum e com uma comunidade tão gratificante, me dá um senso de propósito e sentido para o que eu faço. Isso realmente transformou a minha opinião e como me sinto com relação à fama.

Bela mostra para as meninas como ser poderosa e lutar pelo que se acredita. Mas a Fera também tem um papel importante. O que acha que ela pode ensinar aos meninos?
Acho que é um equívoco pensar que é um filme para meninas. Acho que o filme realmente explora a masculinidade e o que isso significa na mesma proporção em que explora a feminilidade. Eu acho que o que torna a Fera humana é sua compaixão, empatia e a misericórdia que mostra com todos, incluindo seus inimigos, como Gastão. Encontrar essa habilidade é entender o que significa amar; é colocar os interesses de outra pessoa sobre os seus próprios. É um ato desinteressado. Esses temas são interessantes e significativos para as crianças verem na tela.

Que outra mensagem você gostaria que crianças e adultos percebessem a partir deste filme?
Há muitas. O filme tem tantas camadas, do político, espiritual, emocional até o cultural. Ele funciona de muitas maneiras, mas acho que o que as pessoas vão pensar depois de assistir é que o amor conquista tudo, ele transcende as aparências externas e superficiais e tem o poder de transformar, salvar e resgatar e que vai além da pele.

Como é a sua Bela?
Em nossa história, Bela é uma inventora que cria um tipo de máquina de lavar roupa que lhe facilita a vida e lhe dá tempo para ler mais livros e estudar. Além disso, contamos o que aconteceu com sua mãe e lhe demos uma atualizada em sua aparência. A Bela da animação usava sapatos de balé e carrega um cesto, enquanto na nova versão ela usa meias e botas de montaria sujas de lama. Além disso, ela usa dois cintos, um para segurar sua saia e outro para ser capaz de subir mais rápido em seu cavalo.

Bela é uma menina muito nobre que vê o bom nas pessoas. Como acha que isso pode influenciar as gerações jovens?
Acho que a coisa mais incrível sobre Bela é que ela não julga as pessoas antes de conhecer suas histórias. Na vida real, todos temos uma história e nunca poderemos saber sobre a vida dos outros até “colocarmos seus sapatos”. Acho que essa mensagem é importante agora porque o mundo está se tornando menor, tudo está se tornando mais global e temos que tentar achar maneiras de ser mais como Bela e nos colocarmos no lugar dos outros.

A Bela é deslocada na vila em que mora. Você já se sentiu como ela?
Eu ainda me sinto uma estranha! Às vezes é bom não se ajustar. Só porque uma opinião é o que a maioria acredita isso não quer dizer que seja certa.

Assista ao trailer de «A Bela e a Fera»:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos