Entretenimento

Obra de Giacomo Leopardi ganha peça teatral com curta temporada em SP

Considerado o maior poeta italiano do século 19 e um dos maiores nomes do romantismo literário ocidental, Giacomo Leopardi (1798–1837) é celebrado com o espetáculo “Zibaldoni”, que foi baseado em seus versos e estreia nesta terça-feira (7), às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso, em temporada curta de apenas 12 apresentações.

Encenação inédita do diretor e dramaturgo Aimar Labaki, a peça retrata um diário pessoal de Leopardi, de 4.526 páginas, com notas reflexivas sobre a experiência literária, a relação do homem com a natureza, o significado da existência individual e social escritas entre 1817 e  1832 e publicado quase 80 anos após sua morte.

Leia mais:
Estrelada por Tuca Andrada, série ‘Poltrona 27′ retrata cultura popular
Nova temporada da série clássica ‘Sésamo’ estreia na TV Cultura e TV Brasil

Recomendados

No palco, a experiência teatral é sustentada apenas na palavra do poeta e no corpo dos atores que utilizam a dança, o teatro, a performance e a poesia para articular, por meio dos textos do autor italiano questões de qualquer ser humano no início do século 21, como  amor, morte, poder.

Segundo Labaki, o espetáculo foi concebido para permitir aos atores pleno domínio da apresentação, sem depender de recursos externos. Com isso, a iluminação é feita apenas por lampiões e lanternas e  a trilha sonora é realizada pelos artistas, sem nenhum aparelho eletrônico.

“Leopardi não é um pretexto. Mas também não é o único em cena. O que queremos é trazê-lo para hoje – sem alterar suas palavras – torná-lo interlocutor da cena e do espectador contemporâneos. Deixar que suas palavras fluam pelo corpo do ator para poder dialogar com a vida dos espectadores”, afirma o diretor de “Zibaldoni”, que ocupa um espaço cênico que permite apenas 20 espectadores por sessão.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos