Entretenimento

Relembre os momentos mais memoráveis do Oscar nos últimos anos

Quando a temporada de premiações começa nos Estados Unidos, nenhuma é mais esperada do que o Oscar. E, durante muitos anos, o evento recheado de estrelas de Hollywood presenteou o mundo com momentos memoráveis – provavelmente, muito mais do que todos os outros prêmios juntos.

Momentos tocantes, históricos e extremamente hilários: o Academy Awards já teve de tudo. Estrelas de cinema excessivamente emocionadas, escolhas fashion duvidosas para o tapete vermelho e discursos que fizeram os espectadores chorarem, rirem ou até mesmo ficarem constrangidos.

Leia mais:
‘La La Land’ muda percepção de musicais no Oscar e revive categoria em Hollywood
Relembre as maiores polêmicas do Oscar

Recomendados

Todos estes momentos ficaram gravados para serem preservados na memória. Então, antes de acompanhar a 89ª edição do Oscar, relembre alguns desses episódios:

 

Em seu discurso de abertura em 2016, o humorista Chris Rock ironizou o fato de a Academia não ter prestigiado negros entre os indicados. «Vocês acham que havia negros indicados na década de 1950? Isso não vem de hoje… Naquela época havia coisas mais importantes para protestar. Quando sua avó está presa a um pau de arara, fica difícil se importar com a falta de pessoas negras em filmes», ironizou.

 

Enquanto ela subia as escadas para receber o prêmio de Melhor Atriz no Oscar de 2013, Jennifer Lawrence tropeçou no seu vestido longo da Dior, protagonizando um momento fora de série.

 

Um dos momentos mais marcantes da história do Oscar, Adrien Brody ficou tão alegre de receber o prêmio de Melhor Ator por seu papel no filme «O Pianista», em 2003, que ele abraçou a atriz Halle Berry e lascou um beijo nela.

 

Em 1985, Sally Field fez um dos discursos mais emocionantes da história do Oscar ao receber o prêmio de Melhor Atriz pelo papel dela em «Um Lugar No Coração».

 

Apresentadora da 71ª edição do Oscar, Whoopi Goldberg abriu a cerimônia de 1999 vestida como a rainha Elizabeth I, em homenagem à aparição da monarca no filme «Shakespeare Apaixonado».

 

O Oscar de 2014 foi o local da mais famosa selfie do mundo, quando Ellen DeGeneres tirou o smartphone dela e reuniu alguns dos nomes mais famosos da indústria de Hollywood para fazer um clique.

 

A atriz Audrey Hepburn se tornou uma das maiores atrizes do mundo, além de um ícone internacional da moda. Portanto, o momento em que ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1954 por «A Princesa e o Plebeu»– filme que ela credita como o que a fez alcançar o estrelato – ficou marcado na história.

 

Durante o Oscar de 2000, o ator e o comediante Robin Williams presenteou a audiência com uma apresentação da controversa canção «Blame Canada», do filme «South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes», indicada como Melhor Canção Original

 

Em um dos momentos mais tocantes do Oscar, em 1996 o ator Christopher Reeve entrou no palco e fez um discurso sobre a importância de Hollywood debater problemas sociais em seus filmes. Reeve – que interpretou o Superman nos filmes originais – recebeu uma salva de palmas em pé na que foi sua primeira aparição pública depois de um acidente com um cavalo, que o deixou paralisado.

 

O ator e diretor italiano Roberto Benigni roubou a cena com sua exuberância na 71ª edição da premiação, em 1999, quando ele ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro por «A Vida é Bela».

 

Você pode imaginar que ninguém se atreveria a tentar roubar os holofotes de uma atriz como Elizabeth Taylor, no entanto o invasor Robert Opel tentou fazer exatamente isso. Enquanto o ator David Niven estava para chamar Taylor para apresentar os candidatos a Melhor Filme na premiação de 1974, Opel cruzou o palco totalmente nu.

 

A emoção do momento tomou conta de Gwyneth Paltrow no Oscar de 1999 quando ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação em «Shakespeare Apaixonado». Usando um vestido Ralph Lauren rosa, a atriz fez um discurso repleto em lágrimas.

 

Se tem um lugar que você não deveria xingar, provavelmente esse lugar é no palco o Oscar. No entanto, a atriz Melissa Leo parece ter esquecido disso na emoção do momento e deixou escapar um palavrão durante seu discurso ao receber o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em 2011 por sua participação em «O Vencedor».

 

Um dos discursos mais poderosos do Oscar foi o de Lupita Nyong’o, que ganhou como Melhor Atriz em 2014 pelo seu papel tocante como Patsey, uma escrava torturada, no filme «12 Anos de Escravidão».

 

Apesar do constante reconhecimento no Oscar, o diretor Woody Allen nunca compareceu ao evento. Porém, em 2002, ele quebrou o seu exílio autoimposto e fez sua primeira (e última) aparição na premiação. Na ocasião, ele apresentou o filme «Love Letter to New York in the Movies», um tributo à cidade após os atentados de 11 de setembro.

 

Halle Berry fez história na 74ª edição do Oscar, em 2002, quando ela se tornou a primeira atriz afroamericana a ganhar o prêmio de Melhor Atriz, graças a sua atuação em «A Última Ceia».

 

Em 1973, Marlon Brando ganhou o prêmio de Melhor Ator por interpretar Vito Corleone em «O Poderoso Chefão». Só que ele boicotou a cerimônia e mandou Sacheen Littlefeather em seu lugar. Quando ele foi anunciado como vencedor, a atriz leu uma declaração de Marlon Brando, dizendo que ele recusaria o prêmio em «protesto contra o tratamento dado aos índios americanos pela indústria cinematográfica».

 

Hollywood ainda estava de luto devido à trágica morte do australiano Heath Ledger quando ele foi escolhido em 2009 como Melhor Ator Coadjuvante devido à sua atuação como Coringa em «O Cavaleiro das Trevas». A família do ator esteve presente na premiação para receber a estatueta.

 

A atriz Anna Paquin tinha apenas 11 anos quando ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante durante a 66ª edição do Oscar, em 1994. Ela interpretou a filha de um pianista mudo no filme «O Piano».

 

Jack Nicholson e Louise Fletcher se tornaram o casal do momento depois da 48ª edição do Oscar, em 1976, depois de ganharem os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz respectivamente por seus papéis em «Um Estranho no Ninho». À época, eles estavam em um relacionamento amoroso.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos