Entretenimento

‘Internet – O Filme’ abusa de piadas internas e fama de youtubers

O material de divulgação para imprensa de “Internet – O Filme” alerta que, juntos, os youtubers e afins que protagonizam o longa têm mais de 57 milhões de seguidores e mais de 5,3 milhões de views em suas redes.

É claro que não ia demorar muito para alguém ter a ideia de juntá-los todos num filme –e que precisava ser feito logo, porque a vida digital muda muito rapidamente. Daqui a pouco, uma nova geração assume o topo.

Leia mais:
China e Estados Unidos buscam união lucrativa com ‘A Grande Muralha’
Sóbrio e delicado, ‘Moonlight’ apresenta jornada de formação de jovem negro

Recomendados

A bem da verdade, eles nem são os primeiros a aventurar-se na tela grande. No ano passado, Kéfera Buchmann e Christian Figueiredo já chegaram ao cinema.

Poderia ser uma espécie de apocalipse digital tanta webcelebrity nacional em cena, mas o resultado, assinado pelo diretor estreante Filippo Capuzzi Lapietra, é, pelo menos, tolerável até para quem não os conhece. Para o seu público, é um festival de piadas internas e referências que só mesmo os seguidores devem entender ou achar graça.

Com roteiro assinado por Rafinha Bastos, Dani Garuti e Mirna Nogueira, o longa tem como pretexto uma convenção de internet num hotel em São Paulo para juntar mais de 20 personagens no mesmo cenário. Os youtubers não interpretam a si mesmos, mas personagens que, em alguns momentos, têm alguns traços em comum com eles.

Não há um protagonista definido, nem um fio condutor, é mesmo apenas um monte de gente num hotel durante alguns dias. Nesse sentido, é louvável o esforço da montagem, assinada por Pedro Andreta e Daniel Fiori, em conseguir alcançar coesão e coerência com tantos personagens e histórias que mal se cruzam.

Com excesso de pequenas tramas, nem todas conseguem o mesmo destaque- algumas parecem mais um vídeo de humor alongado, picotado e espalhado ao longo dos 96 minutos do filme. O próprio Rafinha Bastos reservou para si um personagem com um pouco mais a oferecer do que os outros. Ele interpreta Cesinha Passos, sujeito arrogante e insuportável, que é perseguido por um fã incondicional e um tanto doido (Paulinho Serra).

Destaca-se também a dupla de amigas interpretadas por Gabi Lopes e Thaynara OG. A primeira é Fabi, que veio de Nova York para passar o aniversário da outra com ela em São Paulo.

A garota logo se irrita ao saber da convenção no hotel, e acaba ficando famosa, sem querer, quando um vídeo seu criticando as celebridades instantâneas da internet, ironicamente, faz sucesso. Outro que ganha mais destaque é Gusta, no papel de Uesley, um youtuber com um alto número de seguidores e um ego maior ainda. Sua derrocada começa quando filma Matheus (Felipe Castanhari) e Natalia (Pathy dos Reis) se beijando –o que os torna mais famosos do que o rival. O casal logo se descobre apaixonado e que esse romance pode render mais likes e dinheiro.

Como nem tudo poderia ser apenas bom humor e alto nível, há momentos de homofobia, gordofobia e afins –algo que parece vir no pacote de nove entre dez das comédias nacionais. Há também momentos (na verdade, boa parte deles) nos quais os atores parecem estar se divertindo mais do que o público –o que, pensando bem, não é uma reação muito diferente de quem assiste a um vídeo de youtuber no seu canal.

 

Assista ao trailer do filme:

https://www.youtube.com/watch?v=STNDXNNv0hE

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos