Entretenimento

Série da Amazon Prime Video revê história da escritora Zelda Fitzgerald

Muita gente familizarizada com a literatura americana conhece a trágica história de amor de F. Scott e Zelda Fitzgerald, que envolve festas glamorosas e sucesso literário, mas também alcoolismo e doença mental.

«Z: The Beginning of Everything», que estreia nesta sexta-feira (24) no serviço de streaming Amazon Prime Video, coloca Christina Ricci na pele da vivaz jovem de veia criativa e apresenta a história do famoso casal na perspectiva de Zelda.

Leia também:
Netflix compra direitos de novo filme de Martin Scorsese e Robert De Niro
Série ‘Legion’ promete abordagem inédita para mundo dos heróis

Recomendados

Ricci, que também é produtora-executiva da série, diz ter se inspirado para interpretar o papel depois de ler um romance no qual Therese Anne Fowler coloca Zelda para narrar, de forma fictícia, a história dos Fitzgeralds.

«Eu realmente não sabia nada sobre ela exceto os equívocos comuns que todo mundo sabe», diz a atriz de 36 anos. «Fiquei impactada da mesma forma quando li ‘Só Garotos’, de Patti Smith. O livro me permitiu entrar em um mundo verdadeiramente inacessível e ver como ele era a partir de dentro, e isso era fascinante.»

Você fala de equívocos em torno da história de Zelda. O que o público pode aprender sobre ela ao assistir à série?
Muitas coisas. Ela não era um alcóolatra. Ela apenas ia a festas. Scott era o alcóolatra. Quando você lê biografias descobre que ela sempre o ajudava durante os períodos de sobriedade. Eu não sabia o quanto dos escritos dele eram, na verdade, dela. Também achava que ela era esquizofrênica, mas não há qualquer evidência disso.

Quanto desse diagnóstico era fruto do sexismo da época, com a ideia de que mulheres eram histéricas?
Bem, uma coisa que sempre achei fascinante é que muitas mulheres sobre as quais lemos ao longo da história foram acometidas por colapsos nervosos ou foram hospitalizadas. E aí você se pergunta: foram mesmo? Elas estavam apenas com muita raiva, enquanto os maridos achavam que elas estavam loucas por estarem furiosas com eles. (risos)

Você já fez vários papéis sombrios em sua carreira. Esse é diferente?
Você pode definir sombrio? Para mim, essas são apenas pessoas com comportamento humano honesto, mesmo que tenha falhas. Acho ótimo que estejamos em uma época na qual isso não é considerado realmente sombrio. E temos tanto conhecimento em dia, vivemos em terapia. Com toda a informação que temos, acho que estamos começando a julgar um pouco menos as pessoas.

O que vamos conhecer de novo sobre a relação entre Scott e Zelda?
Acho que esta é uma abordagem bastante honesta. Eles eram realmente muito apaixonados e amavam a ambição um do outro. Sim, é uma grande história de amor, mas há muito pragmatismo em torno de histórias assim. Você pode amar e odiar alguém ao mesmo tempo. E alguém pode torturá-lo e você ainda seguir obcecado por ela. Quem pode dizer que essas situações não demonstram amor verdadeiro?

Em um dos episódios você vestiu 24 figurinos diferentes. Tem algum look favorito dos anos 1920?
Amo todas as roupas, mas prefiro aquelas após ela se tornar uma «it girl», quando ela fica bem dramática. Esses são meus vestidos favoritos, mais com cara de Nova York. Eu ficava pedindo: alguém pode me trazer veludo preto? (risos) Adoro veludo preto com diamantes. Esse era meu vício.

Veja o trailer de «Z: The Beginning of Everything»:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos