Entretenimento

Jornalista Lira Neto reconstitui gênese do samba em nova trilogia literária

“Uma História do Samba – As Origens”, que acaba de chegar às lojas, é o primeiro volume de uma trilogia que se propõe a narrar o desenvolvimento do gênero musical tipicamente brasileiro, em uma trajetória iniciada há bem mais que cem anos.

Leia também:
Caio Blat é contratado para nova série da emissora britânica BBC
Bruna Caram aposta em setlist leve com lançamento de ‘Multialma’

Na visão de Lira, o registro de “Pelo Telefone”, em 1916, por Donga e Mauro de Almeida, é apenas uma das etapas dessa trajetória, e não seu marco inaugural.

Recomendados

Os episódios narrados no livro começam em 1892 e se estendem até 1933 – apesar de o autor rastrear a primeira referência à palavra “samba” em um jornal em 1830.

O foco são os personagens que começaram a dar forma ao gênero a partir da adaptação do samba rural do Recôncavo Baiano para os morros do Rio de Janeiro, onde se tornou um ritmo essencialmente urbano, a partir de nomes como Ismael Silva, Hilário Jovino Ferreira, Cartola, Donga, Sinhô, Pixinguinha, Lord Diplomata e Zé Espinguela, que têm suas vidas e obras costuradas pelo jornalista.

Para ir além da vasta bibliografia já existente que lhe serviu de base, Lira recorreu a uma minuciosa pesquisa por jornais de época e documentos, como fichas policiais, o que o permitiu apontar aspectos sociopolíticos em torno do samba.

Esse olhar confere atualidade à obra. Ao contextualizar o início do gênero, o autor traz ferramentas para se entender também as origens do preconceito, da higienização e da marginalização que o marcam até hoje.

Lançamento:
Na Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, tel.: 3814-5811). Dia 9 de março, às 19h.

(crédito da foto: Acervo da Fundação Museu da Imagem e do Som do Estado do Rio de Janeiro – FMIS/RJ)

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos