Entretenimento

Relembre as maiores polêmicas do Oscar

O Oscar é a maior premiação do cinema mundial e tem todo um glamour envolvido, mas isso nunca impediu o evento de ter sido palco de diversas polêmicas e gafes.

ANÚNCIO

A festa que acontece desde 1929 testemunhou todo tipo de discurso político, boicotes e cenas bizarras, como gente pelada correndo. Sem contar os erros dos apresentadores.

Leia mais:
Cinemas recebem chuva de indicados ao Oscar; conheça os filmes
Organização do Oscar pede liberdade e rejeita barreiras para artistas do mundo

Recomendados

Neste ano, o Oscar celebra sua 87ª edição e promete render histórias já que acontece em meio ao repúdio de vários artistas ao novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A cerimônia acontece em 26 de fevereiro de 2017 e o host será o comediante Jimmy Kimmel.

 

Relembre aqui alguns dos momentos mais polêmicos na história do Oscar:

 

Marlon Brando rejeita seu prêmio

Em 1973, Marlon Brando ganhou seu segundo Oscar pelo papel de Vito Corleone em «O Poderoso Chefão». No entanto, o ator rejeitou o reconhecimento e enviou a ativista Sacheen Littlefeather para discursar em seu lugar. O protesto foi em prol da inclusão de índios americanos em papéis de destaque na TV e cinema americanos. Até hoje, não se sabe o que foi feito com a estatueta de Don Corleone.

 

Michael Moore faz discurso político

Ao receber o Oscar de Melhor Documentário por «Tiros em Columbine», em 2003, o cineasta Michael Moore aproveitou para criticar a eleição de George W. Bush, presidente americano na época, e a Guerra do Iraque. O documentarista convidou todos os outros quatro indicados a subirem ao palco com ele e protestou com veemência. «Vivemos em uma época fictícia, com resultados eleitorais fictícios que elegem um presidente fictício. Estão nos enviado à guerra por razões fictícias. Que vergonha, senhor Bush», disse ele, que foi vaiado por parte da plateia. Na época, o diretor foi considerado ousado por fazer um discurso do tipo na televisão ao vivo.

 

Angelina Jolie beija irmão na boca

Ao ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho no filme «Garota, Interrompida», no ano de 2000, a atriz Angelina Jolie causou desconforto na plateia ao discursar que estava «apaixonada» por seu irmão. Após a cerimônia, a atriz ainda beijou James Haven na boca, gerando acusações de incesto.

 

Elia Kazan é vaiado

Elia Kazan é considerado um dos maiores diretores da história e recebeu um Oscar honorário em 1999. No entanto, ele não foi muito bem recepcionado pela plateia, que se dividiu entre aplaudir de pé ou ficar em silêncio – sem falar em algumas vaias. O motivo é o fato de Kazan ter denunciado colegas do Partido Comunista ao comitê liderado pelo senador McCarthy, que perseguiu inúmeros artistas americanos nos anos 1940 e 1950.

 

Homem pelado invade o palco

Na cerimônia de 1974, o apresentador David Niven falava durante a cerimônia quando um homem pelado passou atrás dele no palco fazendo um sinal de paz e amor.

 

James Franco e uma apresentação desastrosa

Para a edição de 2011, o Oscar quis atingir uma audiência mais jovem convidando o ator James Franco e a atriz Anne Hathaway para apresentarem a premiação. A performance de Franco, todavia, acabou sendo vergonhosa. O ator não se mostrou nem um pouco empolgado com o momento e foi acusado de estar drogado durante a cerimônia. Anos depois, ele falou à revista «Vanity Fair» que «não estava nem aí» se aquele seria o pior Oscar da história.

 

#OscarsSoWhite

A polêmica mais recente envolvendo a Academia aconteceu na última edição, em 2016. Pelo segundo ano seguido, nenhum ator ou atriz negro ou latino figurou entre os 20 indicados nas quatro categorias de atuação. A controvérsia gerou uma hashtag nas redes sociais (#OscarsSoWhite, ou Oscar Tão Branco, em português) e fez com que alguns atores anunciassem um boicote à cerimônia. Na ocasião, o apresentador Chris Rock fez graça com a situação. O ocorrido fez com que a Academia aprovasse um novo planejamento para melhorar a diversidade de seus membros. A mudança parece já ter dado certo: em 2017, sete atores não-brancos estão entre os 20 indicados das categorias de atuação.

Tags

Últimas Notícias