Entretenimento

Mostra reúne peças a preços populares e homenageia Domingos Montagner

A quarta edição da Mostra Petrobras Premmia de Teatro começa neste sábado (11) com uma extensa programação voltada para o público adulto que será apresentada até julho, no Auditório Ibirapuera, com ingressos vendidos a R$ 20.

Ao todo, oito montagens produzidas por companhias e grupos independentes ao redor do país foram escolhidos para participar da mostra que acontece pela segunda vez em São Paulo e tem como meta incentivar o teatro brasileiro.

Leia mais:
Marília Gabriela e Caco Ciocler vivem romance em universos paralelos em peça
Para intérprete de Aaron, desespearança catalisa volta por cima em ‘Walking Dead’

Recomendados

“Fizemos um recorte de forma bem eclética e reunimos peças com temáticas diferentes, como circo, musical e drama”, explica o curador do projeto, Celso Lemos. “É uma grande oportunidade para o público assistir a teatro de qualidade a preços acessíveis.”

Pela primeira vez, a mostra vai homenagear um profissional da área, Domingos Montagner, que morreu afogado no Rio São Francisco, em setembro do ano passado, em um descanso das gravações da novela “Velho Chico”. O artista era ator, palhaço, teatrólogo, diretor, roteirista, cenógrafo, empresário, produtor cultural e um dos criadores da Cia La Mínima, atuante no evento.

“O Domingos participou de duas edições da mostra e estava confirmado para essa. Com a perda, queríamos fazer algo para brindar sua carreira. Será uma homenagem do coração”, diz Lemos.

Segundo ele, a esposa do ator, Luciana Lima, estará presente na abertura da mostra e todas as apresentações contarão com um vídeo inicial que exalta a importância do artista, que faleceu no auge da carreira.

Vale dizer que a Mostra Petrobras também foi pensada para valorizar a inclusão, por isso todos os espetáculos de sábado terão audiodescrição, enquanto os de domingo terão tradução simultânea em Libras.

“A acessibilidade é muito importante para nós, pois o teatro sempre celebrou a diferença”, explica o curador.

 

 

‘Domingos Montagner se orgulhava da raiz circense’

Amigo de longa data de Domingos Montagner, o ator Fernando Sampaio concebeu a peça “Rádio Variété” junto com o falecido artista tendo como meta homenagear o palhaço brasileiro e o rádio.

“Sempre tivemos um vínculo muito forte com a palhaçaria e o teatro de rua. Nós começamos na rua e isso valoriza demais a arte do palhaço e também tem muito a ver com rádio, que acaba sendo um suporte para esse tipo de comédia”, explica. “Acabou que reunimos tudo isso. É uma peça muito especial”.

De acordo com ele, Domingos era muito engajado nas artes, interessado em teatro, música, cinema, e se orgulhava de sua origem, das raízes no circo. “Ele tocava as pessoas por meio da arte, era um cara muito forte. Foi uma honra atuar ao lado dele”, conclui Sampaio.

 

 

Confira a programação da mostra:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos