Entretenimento

Espelhos e reflexos inspiram nova obra da Companhia de Danças de Diadema

Uma memória de infância vem à mente de Ana Bottosso ao falar de “Eu por Detrás de Mim”, obra que a Companhia de Danças de Diadema estreia hoje (27) no Sesc Santo Amaro.

ANÚNCIO

“Tinha um espelho grande na sala da minha mãe. Lembro de acordar à noite e passar bem rápido na frente dele. Queria enganar a minha imagem”, lembra a coreógrafa.

Leia também:
‘Quis que a câmera dançasse e rodopiasse’, afirma diretor de ‘La La Land’
Cooperativa Paulista de Dança premia melhores do ano em festa nesta quarta

Recomendados

A vontade de brincar com o próprio reflexo invadiu novamente a artista quando ela visitou a exposição “Seu Corpo na Obra”, do dinamarquês Olafur Eliasson, realizada na Pinacoteca em 2012.

Era uma instalação repleta de espelhos, capaz de provocar questionamentos sobre o que cada um realmente é a partir das imagens refletidas, que mudavam completamente de acordo com o ângulo pelo qual se enxergava.

O encontro de Ana com a obra “O Espelho”, de Guimarães Rosa, abriu ainda outras linhas de pensamento e fez com que ela amadurecesse a ideia  de trabalhar esses conceitos na forma de dança.

“Tem horas que você olha para o espelho e pergunta: qual a minha verdadeira essência? A gente viaja um pouco na realidade fantasiosa que surge a partir daí”, explica ela.

Em cena, isso se traduz em uma iluminação difusa, com raios fugidios e nenhum espelho. “Achei que seria muito literal. A gente transmite essa ideia de igualdade/desigualdade e de distorção da imagem através da movimentação do corpo”, diz Ana.

Apesar de ser uma companhia com mais de 20 anos de estrada, o título do trabalho sugere um desvio de olhar do coletivo para o indivíduo.

“O ‘eu’ está sempre em evidência, mas não é absoluto. Pode haver alguém por trás dele. Será que este eu é verdadeiro? Jogamos essas questões em forma de movimento.”

Serviço:
No Sesc Santo Amaro (r. Amador Bueno, 505, tel.: 5541-4000). Hoje (27), às 21h, amanhã, às 20h. R$ 17.

Tags

Últimas Notícias