Entretenimento

Livro revisita a popularização da fotografia amadora no turismo

Ganhador do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2015, o livro «Picture Ahead: a Kodak e a Construção do Turista-Fotógrafo», que retrata a fotografia amadora e sua presença histórica no campo do turismo, será lançado neste sábado (10) junto com uma exposição no Centro Cultural SP, às 16h.

O evento será aberto ao público e inclui um bate-papo sobre o consumo de imagens com a autora, a pesquisadora e artista Lívia Aquino.

Leia mais:
32ª edição da Bienal de São Paulo chega ao último final de semana
Ciclo apresenta produção de artistas com deficiência em teatro, dança e música

Recomendados

Baseada na tese de doutorado de Lívia, a obra dedica-se acerca da atuação da fabricante Kodak, empresa que foi peça fundamental no processo de popularização da fotografia e, consequentemente, na articulação dos modos de produzir, consumir e compreender imagens.

«Picture Ahead» traz anúncios, cartazes, publicações e outdoors feitos pela Kodak da virada do século 19 até os anos 1970, mostrando como a combinação entre fotografia e turismo transformou a lembrança em um produto visual e construiu um novo sujeito: o turista-fotógrafo, sedento pela posse e pelo status que as imagens da viagem proporcionam.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos