Entretenimento

Leonardo DiCaprio e ex-porta-voz de Vladimir Putin competem no Oscar

O galã de Hollywood e ativista do meio ambiente Leonardo DiCaprio está competindo por outro Oscar com um improvável rival: um ex-assessor sênior do presidente russo, Vladimir Putin.

Críticos apostam em «The Ivory Game», de DiCaprio, sobre o comércio ilegal de marfim na África, para o Oscar na categoria de Melhor Documentário, junto com um filme sobre o mesmo tema de Sergey Yastrzhembsky.

Leia mais:
Leonardo DiCaprio vai produzir filme inspirado no desenho ‘Capitão Planeta’
Leonardo DiCaprio quer US$ 2 milhões por uma de suas mansões na Califórnia

Recomendados

O porta-voz do Kremlin está tentando causar uma agitação com «Ivory – A Crime Story», que nomeia e acusa os maiores compradores de marfim no mundo, como a China, o Vaticano e monges budistas na Tailândia.

Ele destaca como a população de elefantes na África caiu de 1,5 milhão para menos de 500 mil nos últimos 30 anos e que a cada 15 minutos um elefante é abatido por caçadores em busca de marfim. O preço do marfim subiu para 3 mil dólares o quilo, comparado a 6 dólares 35 anos atrás, de acordo com o documentário.

Se nada for feito, conservacionistas dizem que os elefantes africanos podem ser extintos na natureza dentro de uma geração.

«Nós podemos apenas esperar que esse filme fará o mundo prestar mais atenção a esta triste situação dos elefantes na África», disse Yastrzhembsky à Reuters em entrevista em Paris.

Seu documentário, que levou três anos e custou 1 milhão de dólares para ser realizado, venceu prêmios neste ano nos festivais de cinema de Montreal, Roma e Nova York. Cenas fortes incluem a de um elefante sendo morto e depois gemendo ao ser cortado em pedaços pelos caçadores.

O russo afirmou que o Papa Francisco viu uma versão mais curta de seu filme antes de falar publicamente em Nairóbi contra a caça ilegal de marfim no Quênia.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos