Entretenimento

Mostra revela olhar afiado de Millôr Fernandes sobre o mundo

ANÚNCIO

O Brasil ficou um pouco mais chato e menos sagaz em março de 2012, quando Millôr Fernandes, então com 88 anos, acabou partindo para outra. O jornalista, desenhista e escritor chegou a ser  homenageado pela Flip, em 2014, mas voltar a sua obra nunca é demais – daí a relevância da exposição que abre nesta quarta-feira (14) na Escola da Cidade.

ANÚNCIO

“Millôr 100 + 100: Desenhos e Frases” é inspirada no livro lançado em 2014 por Sergio Augusto, antigo colega de Millôr nos corredores do jornal satírico “O Pasquim”. A publicação apresentava cem das melhores frases já escritas por ele, acompanhadas de cem desenhos seus selecionados por Cássio Loredano.

Leia também:
Site de viagens elege Pinacoteca de São Paulo como melhor museu do Brasil
Exposição retrata influência de Alexander Calder na arte brasileira

A mostra agrega ainda a esse material um recorte sobre a produção dramatúrgica de Millôr, seja em peças autorais ou traduções, e também de crônicas. Como recursos visuais, são apresentados áudios de leituras e depoimentos de Millôr, além de vídeos com artistas, escritores, amigos e críticos.

“A exposição surgiu de uma vontade de apresentar o Millôr para as gerações que não chegaram a ter contato direto com ele”, afirma o curador, Márcio Silva.“Ele é completamente atemporal. A gente continua em meio às mesmas questões que ele tinha quando escrevia. E acho que tanta gente gosta dele justamente porque ele falava de muita coisa e sempre fazia isso muito bem”, diz Silva.

A abertura da exposição conta com uma programação especial. Às 10h, haverá uma distribuição lambe-lambes com reproduções de desenhos e frases do Millôr. Às 14h, o chargista Bennet e o caricaturista Cássio Loredano vão ministrar uma oficina aberta de desenho. Às 17h, o desenhista Claudius Ceccon promove uma visita guiada pela exposição.

O dia termina às 18h no Teatro Aliança Francesa (r. Gen. Jardim, 182) com uma conferência sobre vida e obra do artista e uma mesa de debates com Agnaldo Farias (crítico de arte), Rodolfo Néder (cineasta), Ziraldo (escritor), Cassio Loredano (caricaturista) e Claudius Ceccon (desenhista).

Serviço:
Na Escola da Cidade (r. General Jardim, 85, Centro, tel.: 3258-8108). De seg. a sex., das 10h às 20h; sáb., das 10h às 14h. Grátis. Até 21/10.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias