Entretenimento

Longa nacional ‘O Roubo da Taça’ brinca com sumiço da Jules Rimet

Exibido em competição no Festival de Cinema de Gramado – de onde saiu com 4 Kikitos nas categorias melhor ator, roteiro, fotografia e direção de arte -, “O Roubo da Taça” é uma das novidades desta quinta-feira (8) nos cinemas.

ANÚNCIO

O filme, representante legítimo do gênero “comédia de erros”, tem como ponto de partida o roubo da taça Jules Rimet, em 1983, episódio que ainda não foi esclarecido. A direção é de Caíto Ortiz.

Leia mais:
Escritor brasileiro lança livro sobre trajetória e legado de Walt Disney
‘Bates Motel’ procura ator para viver namorado de Rihanna no 5º ano da série

Recomendados

O protagonista é o ator e humorista Paulo Tiefenthaler. Ele vive Peralta, um típico malandro do subúrbio carioca que tenta se dar bem sem muito esforço.  Como o trabalho numa corretora de seguros não paga suas contas – principalmente as dívidas de jogo – , ele resolve dar o grande golpe de sua vida: roubar a réplica da Jules Rimet, que fica exposta na sala da presidência da CBF.

Numa noite de dezembro, ele e seu comparsa Borracha (Danilo Grangheia) invadem o prédio sem muito esforço e roubam o prêmio conquistado depois do tricampeonato da Seleção Brasileira em Copas do Mundo.

O detalhe é que a dupla acaba levando a taça original, de ouro puro, o que coloca toda a polícia, a mídia e torcedores fanáticos no encalço dos ladrões. Um dos policiais que investiga o roubo (o sempre ótimo Milhem Cortaz) é categórico diante da bagunça instalada na CBF: “mas como o Brasil conseguiu ganhar três Copas”?

Construído com personagens escrachados e um humor anárquico, daquele que deixa a trama sempre acelerada, o filme mistura dados reais com a imaginação dos próprios roteiristas. Caso, por exemplo, da maior piada do filme: a venda da taça para um argentino picareta (Fábio Markoff), que não sente remorso algum ao avisar que vai derreter o bem mais precioso dos amantes do futebol brasileiro.

Um dos trunfos do filme é Taís Araújo, que interpreta Dolores, namorada de Peralta. Sempre de roupas justas e curtas, a sedutora consegue ser bem mais esperta que o protagonista.

 

Assista ao trailer do longa:

Tags

Últimas Notícias