Entretenimento

Filme nacional mais comentado do ano, ‘Aquarius’ estreia nesta quinta

Chegou a hora de “Aquarius”! O filme brasileiro que mais rendeu comentários durante o ano estreia hoje nos cinemas, logo após a decisão do impeachment que motivou os protestos do elenco no tapete vermelho do Festival de Cannes.

ANÚNCIO

Em Gramado, onde “Aquarius” foi exibido como filme de abertura, o diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho disse que não esperava algo tão febril – referindo-se também às repercussões sobre a classificação indicativa de 18 anos e à comissão que vai escolher o longa brasileiro para o Oscar. “Mas eu respeito muito o que está acontecendo com o filme. É algo especial, ‘Aquarius’ está interagindo com a sociedade”, avaliou.

Leia mais:
Filme ‘Aquarius’ recebe classificação polêmica de 18 anos no Brasil
Prestigiado em Cannes, brasileiro ‘Aquarius’ ganha primeiro trailer

Recomendados

Assim como “O Som ao Redor”, produção anterior de Mendonça, “Aquarius” também contempla vários temas do Brasil atual, das relações familiares ao poder econômico. E tem como protagonista uma Sonia Braga em estado de graça.

A atriz de 65 anos interpreta Clara, jornalista aposentada que vive em Recife, no apartamento de um prédio antigo à beira-mar onde foi feliz com o marido e criou seus três filhos. Por conta do apego ao imóvel e da sua condição confortável de classe média alta, Clara não se deixa seduzir pela oferta milionária de uma construtora que quer comprar o edifício inteiro – que se chama “Aquarius” – e construir ali uma torre residencial de luxo.

O público vai absorvendo Clara aos poucos, durante as quase duas horas e meia de duração do filme. Ela é uma mulher culta, que construiu uma carreira como pesquisadora e escritora musical – a música, aliás, sublinha momentos importantes da trama – e enfrentou um câncer nos anos 1980, que implicou na retirada de um seio.

Com determinação, a personagem também sustenta suas opiniões e não teme o embate com o jovem Diego (Humberto Carrão), que assumiu a construtora do avô e está à frente do projeto do novo edifício. O personagem é um “vilão” complexo, que tem a ânsia dos jovens empreendedores e faz coisas inacreditáveis para forçar a saída de Clara do prédio.

No Festival de Gramado, esbanjando simpatia, Sonia Braga disse que Clara era a personagem que estava esperando há muito tempo, que diz as coisas que ela (a atriz) gostaria de falar. E não poupou elogios a Kleber Mendonça Filho. “Este é o melhor roteiro que já li em toda minha vida. Kleber é um diretor jovem e talentoso e eu tive muita sorte na minha vida!”.

 

Assista ao trailer do filme:

Tags

Últimas Notícias