Entretenimento

Série documental da HBO faz raio-x das histórias em quadrinhos no Brasil

A nata da produção nacional de quadrinhos é tema de uma série documental produzida pelo canal HBO que estreia nesta quinta-feira (14), às 23h.

Ao longo de dez episódios, “HQ – Edição Especial” vai apresentar ao espectador como funciona o universo de desenhistas, bem como os movimentos coletivos que ajudaram na popularização da nona arte no país.

Leia também:
Exposição traça panorama dos quadrinhos italianos desde 1950
Ocupação Glauco exalta cartunista criador do icônico personagem Geraldão

Recomendados

No primeiro capítulo, o programa retrata a cronologia das HQs brasileiras, contando um pouco de como tudo começou por aqui. A ideia é trazer um panorama da produção nacional, mostrando desde Angelo Agostini – um dos primeiros quadrinistas do mundo que firmou carreira no Brasil -, passando pelos quadrinhos de gênero e a ampla participação dos nossos artistas na indústria de super-heróis americanos até chegar à nova e crescente geração de quadrinhos independentes.

Nos episódios seguintes, o foco vai para os artistas e seus mundos particulares, como o império de Mauricio de Sousa, o mundo de Ziraldo, a visão de Laerte, os personagens de Angeli, as criações de Gabriel Bá e Fábio Moon e o estilo underground de Lourenço Mutarelli. Além de apresentar a contribuição de cada um para o cenário artístico brasileiro, a série também reúne depoimentos de seus companheiros de trabalho, como autores, coloristas, historiadores e editores.

Vale destacar o oitavo episódio, “Maus e Humorados”, que retrata a visão pessimista e o humor satírico e politicamente incorreto dos quadrinhos de André Dahmer, Arnaldo Branco e Allan Sieber, nomes que crescem cada vez mais dentro da produção nacional.

Para fechar, o último capítulo da série tenta entender o que há de novo no mundo dos quadrinhos e o que ainda está por vir.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos