Entretenimento

Mostra usa arte para debater questões de gênero no Itaú Cultural

Desde o último sábado, o Itaú Cultural tem se valido de produções artísticas para debater um tema espinhoso, mas necessário, a partir da mostra Todos os Gêneros, que se propõe a refletir sobre a multiplicidade do sexo na contemporaneidade.

ANÚNCIO

Nos últimos tempos, a transgeneridade tem ganho os holofotes, em especial, por meio da música, com nomes como Liniker e o paraense Jaloo, que se apresenta por lá neste fim de semana com seu pop eletrônico experimental.

Leia também:
Temporada de Dança ganha reforço após ano minguado com poucas atrações
BIG Festival começa neste sábado e busca incentivar produção de jogos indies

Recomendados

“No início, Jaloo dizia não se preocupar com bandeiras de gênero, mas isso mudou quando ele se viu representando vários jovens que se identificavam com esse lugar de fronteira no qual está a música dele”, diz Galiana Brasil, gerente do núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural.

O tema também resvala em peças teatrais como “Joelma” (na foto), que narra o drama psicológico de uma mulher nascida em um corpo de homem e será encenada nesta segunda-feira (27), às 20h.

Galiana ressalta o fato de obras como essa conseguirem projeção para além da marginalidade do tema  sobre o qual versam. “Elas já estão furando alguns bloqueios, mas esse ainda é um trabalho de resistência e insistência também. Nós nos pautamos pelo tema ‘arte e diversidade’, e todas as produções que apresentamos têm um forte acabamento estético”, afirma ela.

Até domingo, a mostra realiza ainda debates e exibição de dez curtas-metragens, nesta quinta e sexta, às 20h, além de programação voltada para crianças no fim de semana. “Escolhemos formas suaves de envolver os pequenos nessas questões. Não há nada discursivo. A ideia é trabalhar a fantasia em uma oficina de crochê, por exemplo.

O Itaú Cultural fica na av. Paulista, 149, tel.: 2168-1776. Toda a programação é gratuita e você pode conferir os dias e horário das atrações aqui.

Tags

Últimas Notícias