Entretenimento

‘Raça’ retrata conquista olímpica de Jesse Owens diante de Adolf Hitler

A história de Jesse Owens (1913-1980) tem tantos componentes dramáticos que parece ter nascido já em uma tela de cinema.

ANÚNCIO

Negro e de origem pobre, o velocista representou os Estados Unidos nas polêmicas Olimpíadas de Berlim, em 1936, onde levou quatro medalhas de ouro diante do chanceler alemão Adolf Hitler, que visava usar o evento para difundir os ideais de supremacia branca e acabou dando um tiro no pé com o desempenho do americano.

Leia também:
Aparição de Darth Vader é confirmada em ‘Rogue One: Uma História Star Wars’
Documentário sobre os Beatles ganha data de estreia e primeiro trailer

Estrelado por Stephan James e dirigido por Stephen Hopkins, “Raça”, que estreia nesta quinta-feira (23), refaz a trajetória do ídolo com um elenco de estrelas. Jason Sudeikis vive Larry Snyder, treinador de Owens e nome fundamental no processo de domar o talento natural dele para a corrida, enquanto Jeremy Irons encarna Avery Brundage, responsável por assegurar a presença dos Estados Unidos na controversa Olimpíada alemã.

O longa enfoca o lado humano do velocista, dividido, aos 23 anos, entre o sonho da conquista da medalha olímpica e as implicações políticas de sua decisão em comparecer ou não aos Jogos.

À época, os nazistas já começavam a perseguição aos judeus que culminaria no Holocausto e chegaram a interferir na participação de atletas de outros países por causa de sua religião.

O preconceito encontrado ali não diferia daquele vivido pelos negros nos próprios EUA – e o filme acerta ao não ignorar a dívida histórica do país com Owens, que seguiu usando a porta dos fundos mesmo após se tornar herói olímpico.

Veja o trailer de «Raça»:

Tags


Últimas Notícias