Entretenimento

‘X-Men: Apocalipse’ põe fim a segunda trilogia dos heróis mutantes no cinema

Em 2011, a Fox acertou ao relançar a franquia X-Men com foco nas origens dos personagens mutantes em plena década de 1960. Além de se valer do charme retrô, a produção conseguiu localizar melhor a grande questão em torno da qual giram os personagens criados por Stan Lee e Jack Kirby: a luta pelos direitos das minorias, que pegou fogo justamente durante esse período nos Estados Unidos.

Após uma confusa sequência (“Dias de um Futuro Esquecido”, em 2014), a trilogia fecha agora com ares oitentistas, mas sem a força do original, em “X-Men: Apocalipse”, que estreia nesta quinta-feira (19).

Leia também:
Ícone na música australiana, Russell Morris faz show de graça em São Paulo
Secretário do Rio assume área de Cultura do Ministério da Educação

Recomendados

O vilão da vez é justamente o que batiza o título. Apocalipse (Oscar Isaac) acorda de um longo sono com o objetivo de destruir a humanidade ao lado de seus quatro cavaleiros – Magneto (Michael Fassbender) é um deles. Após acumular habilidades alheias, o malvado se torna o mais poderoso mutante e vira uma pedra no sapato dos planos pacifistas do professor Xavier (James MacAvoy).

Sob a liderança de Mística (Jennifer Lawrence), seus novos alunos – Jean Grey (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan) e Noturno (Kodi Smit-McPhee) – serão responsáveis por salvar não só o mestre como a Terra.

Em “Apocalipse”, o debate político inerente aos mutantes é achatado na forma do velho embate entre o bem e o mal. Cabe a Magneto personificar os contrastes e ambiguidades entre esses dois polos. Isso se dá, no entanto, sem qualquer densidade, despotencializando o caráter de anti-herói do personagem.

O quesito ação também deixa a desejar. À exceção da cena de apresentação do ótimo e acelerado Mercúrio (Evan Peters),  a sensação é de que os poderes dos mutantes são bastante subaproveitados nas lutas, em especial após “Capitão América: Guerra Civil” ter estabelecido um novo padrão para cenas do tipo.

As bilheterias, no entanto, não devem desapontar. Será que haverá continuação? Uma cena após os créditos leva a crer que ao menos um spin-off está por vir.

Veja o trailer:

Conheça os novos mutantes que integram o time dos X-Men:

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos