Entretenimento

Reviravoltas marcam filme sobre chagas do Holocausto

“Memórias Secretas”, que estreia nesta quinta-feira (12), guarda reviravoltas que não ousaríamos revelar. São mudanças de roteiro que estão ali não apenas para entreter o público: elas reconfiguram como nos aproximamos inteiramente do filme, abrindo espaço para novas e fascinantes ideias.

O que podemos contar é que Christopher Plummer interpreta Zev, sobrevivente de um campo de concentração durante o Holocausto que sofre de demência e, após ficar viúvo, decide embarcar em uma missão para encontrar e executar um antigo oficial nazista que está escondido nos Estados Unidos.

Leia também:
Ozzy Osbourne nega que separação foi causada por dependência de drogas
George R.R. Martin publica um novo capítulo do livro ‘Winds of Winter’

Recomendados

Indicado ao Oscar por filmes como “O Doce Amanhã” (1997), o diretor Atom Egoyan tenta discutir sua obra mais recente sem entregá-la.

Apesar de afeito a um estilo de roteiro não linear, o cineasta apresenta em “Memórias Secretas” uma narrativa convencional. “A maioria das estruturas com as quais lido são cheias de camadas. O que me atraiu nessa história é o fato de ela ser bastante simples. Ela lida com muitas questões, como memória e trauma, mas de uma forma bastante clássica”, afirma ele.

O trauma, aliás – como o encarado por Zev –, é uma constante nos filmes do diretor, mas não é exatamente sobre o que ele quer falar para sempre. “Meus personagens tentam recalibrar e reestruturar seu senso de realidade. Sempre me perguntei se é possível encontrar uma história sobre um cataclisma alegre. Algo me diz que não (risos). Mas não seria interessante que algo pudesse deixar alguém tão contente a ponto de estilhaçar sua vida em vários pedaços como resultado da experiência?”, questiona.

Em uma cena, Zev visita o lar de um possível alvo seu. Ele descobre que o homem morreu, mas seu filho, interpretado por Dean Morris, o convida para entrar e revela ser um neonazista. É uma cena com bastante tensão, mas também humanidade, em torno de um personagem que não está certo. “Essa é minha responsabilidade: tornar esses personagens o mais humanos possível, especialmente devido aos extremos dessa história”, diz Egoyan.

Veja o trailer:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos