Entretenimento

Bastidores do Balé da Cidade de São Paulo inspiram série do canal Arte 1

Há algo de agridoce na vida do bailarino: do sofrimento do trabalho diário do corpo nasce a beleza vista no palco. Essa realidade é um dos focos de “Work in Progress: Por Dentro do Balé da Cidade de São Paulo”, que estreia nesta sexta-feira (25), às 18h, no canal Arte 1.

“Pensei em fazer algo sobre o dia a dia da companhia através de uma espécie de ‘big brother’ com os bailarinos. Quando saiu o financiamento da produção, o [coreógrafo espanhol] Cayetano Soto estava prestes a vir para criar uma nova obra. Esse processo passou então a ser uma das chaves da história”, explica o diretor Giuliano Cedroni.

Leia também:
Homenageado duplamente, Antunes Filho cria versão de peça de Tennessee Williams
Novo teatro para musicais abre com ‘karaokê’ da banda Queen

Recomendados

Um dos diferenciais da série está justamente em colocar uma lupa na intimidade dos bailarinos, cuja individualidade muitas vezes acaba diluída no meio ao grupo.

“Esse é um processo criativo colaborativo. Portanto, eles contribuem muito no resultado, ou seja, eles são protagonistas”, justifica Cedroni. O resultado disso foi a criação de “Adastra”, que estreou no ano passado no Teatro Alfa.

As horas de ensaio são retratadas em preto e branco, enquanto as entrevistas são coloridas. Há ainda trechos de coreografias gravados em espaços públicos de São Paulo, como a estação Júlio Prestes e a Praça das Artes.

“A série mostra uma realidade que é verdade. Não é um making of, mas um work in progress mesmo. Esse é um bastidor muito complicado”, atesta Iracity Cardoso, diretora artística do Balé da Cidade.

Ela acaba de conduzir a companhia por uma turnê por oito cidades da Europa e, na próxima semana, ocupa o Theatro Municipal com um programa de três obras de seu repertório: “Cantares”, de Oscar Araiz, “Abrupto”, de Alex Soares, e “Cacti”, de Alexander Ekman, que serão acompanhadas da Orquestra Sinfônica Municipal e do Quarteto de Cordas da Cidade.

Ao longo do ano, a companhia terá ainda três estreias: “Corpos”, do português André Mesquita, “Titã”, do italiano Stefano Poda, e “O Quebra-Nozes”, em versão de Alex Soares. “Esse será um grande desafio para ele, é uma versão contemporânea, com outros elementos, construída a partir do clássico”, explica Cardoso.

Serviço:

No Theatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/n, Centro). Estreia dia 30/3. De qua. a sáb., às 20h; dom., às 17h. De R$ 25 a R$ 90. Até 3/4.

Veja o teaser da série:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos