Entretenimento

Exposição no Rio de Janeiro mostra as diversas facetas de Noel Rosa

O defeito no queixo, o olhar triste e reflexivo, o grande nariz fino, a habilidade com o violão, a paixão pelas mulheres e, é claro, pelo samba. A exposição “Noel é 100”, em cartaz no Espaço Cultural Furnas, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, apresenta 53 caricaturas que ressaltam aspectos característicos de Noel Rosa (1910-1937).

A homenagem ao sambista, que nasceu em Vila Isabel, na zona norte, há 105 anos, foi concebida pelo produtor cultural e radialista João Carlos Carino. “O Noel Rosa foi um artista de múltiplas facetas, e normalmente a gente vê apenas o trabalho dele como compositor sendo destacado”, afirma. “Eu não quis fazer uma coisa óbvia.”

Leia mais:
Clássico ‘Frankenstein’ ganha reedição com texto original em versão bilíngue
Casa Guilherme de Almeida ganha cineclube ‘cult’ em Perdizes

Recomendados

Para fugir do previsível, foi feito um concurso de caricaturas em parceria com o Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB). Dos 300 trabalhos inscritos, 40 foram selecionados. As outras 13 caricaturas foram feitas por artistas convidados (7) e por Antônio Nássara (6), amigo e parceiro de Noel, sob curadoria de Zé Roberto Graúna.

Nas figuras, o artista aparece acompanhado dos parceiros musicais, dos cantores de suas produções e de outras figuras que estiveram ligadas à sua trajetória. Confira algumas delas abaixo.

 

Serviço:

No Espaço Furnas Cultural (r. Real Grandeza, 219, Botafogo. Tel.: 2528-3112). Ter. a sex., das 14h às 18h; sáb. e dom., das 14h às 19h. Grátis. Livre. Até 6/3.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos