Entretenimento

Charlie Kaufman retoma estranheza com ‘Anomalisa’

Autor de obras-primas da esquisitice, como “Adaptação” (2002) e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (2004), Charlie Kaufman precisou ser coagido a fazer “Anomalisa”, que estreia nesta quinta-feira após receber indicação ao Oscar de melhor animação. Este é o segundo roteiro que ele dirige por conta própria desde “Sinédoque, Nova York”  (2008), e é baseado em um trabalho antigo: uma peça de 2005 com atores falando no escuro.

ANÚNCIO

Leia também:
Após indicação ao Oscar, ‘O Menino e o Mundo’ volta aos cinemas
Academia anuncia lista do Oscar 2016 e ‘O Regresso’ lidera com 12 indicações

“Não queria fazer esse filme. Ele foi criado para ser ouvido, e não visto”, diz Kaufman, que mudou de ideia após pensar em rodar em animação stop-motion (em que bonecos são filmados quadro a quadro) ao lado de Duke Johnson, seu companheiro de cinema. Ainda assim, os dois tiveram que partir para a produção independente e de baixo custo, pois a história sobre um palestrante motivacional depressivo não era exatamente vendável.

Recomendado:

Eles tinham apenas US$ 100 mil para confeccionar todos os bonecos. Para se ter uma ideia, um estúdio como o Laika, responsável por “Coraline”  e “ ParaNorman”, gasta US$ 80 mil apenas em um boneco. “Eles quebravam muito. Foi desafiador obter o estilo de animação que queríamos com bonecos baratos”, afirma Johnson.

Kaufman gostou dessa fragilidade. “Isso dá uma sensação de imperfeição que você não consegue com animação por computador. Isso os faz parecer vulneráveis e reais.”

O roteiro acompanha Michael (David Thewlis), que fica obcecado por Lisa (Jennifer Jason Leigh), uma mulher tímida e absolutamente comum que, misteriosamente, se destaca de todo o resto.

A parte do filme que mais chama a atenção é a cena de sexo entre os dois. “Há a expectativa de que aquilo será uma piada. E não é. Se fossem dois atores normais todo mundo ficaria falando sobre os corpos maravilhosos deles, e é simplesmente triste viver nessa cultura”, conclui Kaufman.

Veja o trailer:

https://youtu.be/qWboXMRbn2Y

Tags


Últimas Notícias