Entretenimento

‘Star Wars’: a Força está (enfim) entre nós!

Quase 40 anos se passaram, mas a Força continua entre nós. Repaginada, é claro – e ainda mais forte do que quando “Star Wars” (1977) estreou e conquistou milhares de fãs ao redor do mundo. “Star Wars: O Despertar da Força”, que chega hoje aos cinemas após três anos de expectativa, é considerado por muita gente um tipo de redenção após a decepcionante “Nova Trilogia” lançada de 1999 a 2005.

“Sabemos o quanto este longa é esperado, toda a pressão envolvida, então é claro que nos preocupamos muito em não estragar a história, em fazer a trama certa sem decepcionar”, explica o produtor Bryan Burk, que esteve no Brasil no início do mês para participar da Comic Con Experience. De acordo com ele, todos os envolvidos na produção são admiradores da saga, portanto o comprometimento em fazer algo incrível foi unânime, inclusive na hora de manter segredo sobre o longa.

Leia mais:
Atores de novo ‘Star Wars’ cantam os famosos temas da saga ‘à capela’
Novo filme da série ‘Star Wars’ agrada fãs em pré-estreia mundial nos EUA

Recomendados

“Somos todos fãs de carteirinha e lembramos da experiência de quando vimos os filmes antigos pela primeira vez. Logo, tínhamos em mente exatamente isso: não estragar a surpresa para captar aquela emoção novamente”, afirma o produtor. “E acho até que no fundo as pessoas não querem saber antes. Elas querem viver a experiência.”

Burk afirma que o tom do novo filme está muito relacionado com a primeira trilogia por conta da trama desenvolvida pelo diretor J.J. Abrams, que é fã assumido. A ideia sempre foi trazer de volta personagens icônicos, como Han Solo (Harrison Ford), Princesa Leia (Carrie Fisher) e Luke Skywalker (Mark Hamill), mas os papéis principais iriam para atores menos conhecidos.

“Quando você começa a escolher o elenco, é mais fácil achar novos atores para esses grandes papéis”, explica. “E quando Daisy [Ridley] apareceu, por exemplo, nós pensamos: meu Deus, essa é a Rey! E o John Boyega nós já conhecíamos antes e sabíamos como ele era perfeito para o papel de Finn. É apenas o processo de achar a pessoa ideal para cada personagem”, diz Burk.

A combinação desses jovens talentos com a experiência dos atores dos filmes clássicos e o aparato de produção da Disney foi determinante para que o longa saísse como o esperado.

De acordo com o produtor, “O Despertar da Força” vai trazer bem mais fantasia do que ficção científica para o público, fazendo com que não fique restrito apenas aos fãs do gênero. “Não é um filme só sobre naves, só para pai e filho; é um filme para toda a família, muito intenso, com sentimentos, frustrações, acontecimentos. Isso faz com que pessoas de todas as idades se identifiquem”, acredita. “Para mim, ele traz a mensagem de que, se você acredita na Força, grandes coisas podem acontecer. Acho que as pessoas vão gostar e se surpreender”, conclui.
(Wanise Martinez – Metro São Paulo)

 

Segredo de nova trama da saga foi mantido até a última hora

Em tempos de hackers à solta, espionagem digital e um volume avassalador de informação circulando pela internet, é surpreendente que o enredo de “Star Wars – Episódio 7: O Despertar da Força” tenha conseguido permanecer em segredo até bem próximo de sua estreia.

Até mesmo as sessões para a imprensa foram cercadas de um sigilo sem precedentes, acontecendo poucos dias antes da estreia e mediante assinatura de termo de confidencialidade por parte dos jornalistas presentes. O que podemos falar então do filme (certamente) mais aguardado do ano?

Talvez que este “Star Wars” acerta ao conjugar a mitologia do passado com nosso tempo atual. E isso não acontece apenas devido ao fato de os novos protagonistas serem uma jovem mulher que chuta bundas sem perder a ternura (Daisy Ridley) e um stormtrooper desertor negro e um tanto desnorteado (John Boyega).

Como em todos os filmes da saga, esta é uma história sobre o bem contra o mal, na qual o bem está em franca desvantagem. O mistério que move tudo é o mesmo que todos se perguntaram ao ver o primeiro trailer: Onde raios está Luke Skywalker (Mark Hamill), o último Jedi vivo? O personagem interessa tanto aos malvados da Primeira Ordem (que tomou o espaço do Império) quanto aos bonzinhos da Resistência.

Questões de genealogia também são fortes na franquia, e J.J. Abrams honra esse aspecto com uma cena à altura do clássico “Luke, eu sou seu pai”!

No mais, é uma delícia saber (e ver) por onde anda Leia, Chewie, Han Solo e companhia tanto tempo depois. “O Despertar da Força” é um exercício de nostalgia, mas sem perder a diversão jamais. (Metro SP)

 

Veja o trailer do novo filme:

 

Confira galeria com dados sobre a famosa saga:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos