Entretenimento

Projeto recria quadros famosos em 3D para serem sentidos por cegos

    'É super emocionante!', diz jovem cega ao experimentar a Mona Lisa / Unseenart.org    'É super emocionante!', diz jovem cega ao experimentar a Mona Lisa / Unseenart.org
‘É super emocionante!’, diz jovem cega ao experimentar a Mona Lisa / Unseenart.org

Um novo projeto chamado ‘Arte Invisível’ (‘Unseen Art’), criado por uma empresa finlandesa, pretende auxiliar quem não enxerga a literalmente sentir as obras-primas clássicas.

Para tanto, muitos quadros famosos estão sendo recriados como modelos 3D impressos que permitem o toque.

Recomendados

Leia mais:
Que tal Star Wars ao estilo grego?
Água transforma areia em ‘obra de arte’ no deserto

A iniciativa, que atualmente pede apoio no site de financiamento coletivo Indiegogo, já está sendo testada com alguns voluntários, como a jovem Riikka Hänninen.

“Ah, então é assim que é?! Isso realmente está aumentando minha curiosidade. É super emocionante!», afirmou ela, que nasceu cega e experimentou sentir a Mona Lisa pela primeira vez com ajuda do projeto.

De acordo com os fundadores, o dinheiro arrecadado com a campanha será usado para criar um depósito on-line onde artistas poderão contribuir com suas interpretações de arte em 3D. Esse banco de dados ficará acessível a qualquer pessoa no mundo, que poderá baixá-los gratuitamente e imprimi-los em uma impressora 3D para sentir as obras.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos